Delegado-geral da PCSE participa de reunião com presidente do TSE

Reunião reconheceu o trabalho das forças de segurança pública na segurança do pleito eleitoral deste ano

O delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro, esteve participando de reunião entre os delegados-gerais e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Morais, na tarde dessa terça-feira (6), em Brasília (DF). O ministro agradeceu pelo trabalho de cada delegado-geral, que garantiu a segurança e a tranquilidade durante o primeiro e o segundo turno das Eleições de 2022.

Segundo o ministro, a integração entre a Justiça Eleitoral e as Polícias Civis e Militares foi fundamental para que as eleições ocorressem sem grandes contratempos em todo o país, apesar da apreensão pela situação de antagonismo político no país.

Na opinião do ministro, a parceria entre a Justiça Eleitoral e as Polícias Civis deve continuar mesmo após as eleições, para que esse trabalho conjunto seja aperfeiçoado, com o objetivo de garantir toda segurança necessária nos próximos pleitos. “Terminadas as eleições, nós já começamos a pensar nas próximas e em como é possível aperfeiçoar e melhorar as questões eleitorais”, observou.

Alexandre de Moraes informou que o TSE vai conceder aos delegados das Polícias Civis e Militares a Medalha da Ordem do Mérito TSE Assis Brasil. A comenda será entregue no Plenário da Corte Eleitoral, em data a ser definida em janeiro de 2023.   

“A Medalha Assis Brasil se destina a agraciar juristas, personalidades e instituições que tenham se distinguido por suas atividades em prol da Justiça Eleitoral ou em quaisquer ramos do Direito. É destinada também às pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado serviços à Justiça Eleitoral e contribuído para o engrandecimento do país, como exemplos para coletividade”, esclareceu Moraes.

Criada em 2015, a Medalha da Ordem do Mérito do TSE traz o nome do advogado, político e estadista brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. Ele foi um dos grandes pensadores e mentores da Justiça Eleitoral no país. Com o Barão do Rio Branco, assinou o Tratado de Petrópolis, que garantiu ao país a posse do estado do Acre.

Fonte: TSE

Última atualização: 7 de dezembro de 2022 06:11.

Acessar o conteúdo