Dia da Consciência Negra: DAGV alerta sobre a importância das denúncias do crime de injúria em SE

Unidade conta com delegacia especializada para investigação de crimes de racismo

O Dia da Consciência Negra é celebrado neste domingo (20). A data tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a importância da cultura negra no país. Além disso, o dia foi instituído para relembrar que todos os cidadãos têm direito à cidadania, à educação, à moradia, ao trabalho e à renda, independentemente da cor da pele. Em Aracaju, as denúncias de crimes de racismo podem ser feitas diretamente à  Delegacia Especial de Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância (Deachri), vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). 

A delegada Meire Mansuet enfatizou a importância do debate e do acesso ao conhecimento para o enfrentamento ao racismo. “É preciso desenvolver políticas públicas de inclusão, e é preciso, sobretudo, denunciar o crime de racismo, o crime de injúria racial, como sempre estamos alertando. Não aceitar que a pessoa seja menosprezada apenas pela cor da sua pele”, enfatizou.

Ela ressaltou que a Polícia Civil está à disposição para o atendimento às ocorrências de crimes praticados no âmbito do racismo. “Principalmente aqui no DAGV, na nossa delegacia. As pessoas devem denunciar e não aceitar essa prática, pois são crimes e que são punidos de forma bastante severa. E a polícia está aí para enfrentar, coibir e combater essa prática nefasta na sociedade”, reforçou.

Meire Mansuet também explicou o que é o racismo estrutural. “É um racismo que está arraigado dentro da nossa subjetividade e do consciente coletivo. É, por exemplo, quando uma mulher negra recebe um salário menor do que uma mulher branca, esse racismo começa a se perpetuar. Ela não consegue um espaço na sociedade, não tem acesso a serviços. Isso é a perpetuação do racismo”, revelou.

A delegada concluiu ressaltando a importância da data para o enfrentamento ao racismo no Brasil. “É um dia que se chama à reflexão. Todo dia é um dia para o enfrentamento e combate ao racismo. Dia 20 de novembro é a data em que refletimos de uma forma mais eficaz e focada por ser a data em que se reverencia a morte de Zumbi dos Palmares que foi um grande líder para a libertação do povo”, finalizou.
 

Como denunciar?

Em Aracaju, o DAGV fica localizado na rua Itabaiana, 258, bairro São José. O telefone da unidade policial é o (79) 3205-9400. As denúncias de crimes recorrentes envolvendo o racismo e injúria racial podem ser feitas ao Disque-Denúncia (181). As situações de flagrante podem ser direcionadas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp – 190). 

Última atualização: 18 de novembro de 2022 10:36.

Acessar o conteúdo