Os 13 novos delegados foram treinados pela Assessoria de Comunicação da SSP e pelo Núcleo de Comunicação da Polícia Civil

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública e o Núcleo de Comunicação Social da Polícia Civil realizaram uma palestra na manhã desta quinta-feira, 12, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), com 13 novos delegados empossados recentemente pelo Governo de Sergipe. Os profissionais foram apresentados a Política de Comunicação Social da Polícia Civil, conheceram os critérios de noticiabilidade, usados pela imprensa para definir a importância de uma informação e as maneiras como os dispositivos eletrônicos, notadamente o celular, podem ser usados com qualidade para produzir conteúdo de interesse junto à imprensa e redes sociais.

De acordo com o coordenador de comunicação social da SSP, Lucas Rosário, o curso era oferecido aos delegados mais antigos, mas já no exercício da função. Atualmente, optou-se por apresentar as ferramentas desde o curso de formação. “Com essa leva de novos profissionais, passamos as regras da Portaria da Polícia Civil, que disciplina a Comunicação Social, falamos da importância do treinamento de mídia, por conta da relevância de alguns assuntos e da potencialidade que a Polícia Civil tem diante das demandas de imprensa, e apresentamos os diversos os critérios de noticiabilidade”, destacou.
Para o assessor de comunicação da Polícia Civil, Luiz Antônio Carvalho, qualificar os novos gestores desde a formação é uma segurança de que a política de comunicação se tornará conhecida e aplicada com mais naturalidade no dia a dia. “Apresentamos ponto a ponto, a Portaria Nº 15/2018, que criou a Política de Comunicação na instituição e como ela tem funcionado bem nos últimos 3 anos. Informamos, ainda, que esta portaria será atualizada nos próximos dias, porém sua estrutura principal não será modificada uma vez que os ganhos institucionais foram muitos importantes”, frisou
Por fim, de maneira bem didática, os novos delegados conheceram técnicas de como usar dispositivos eletrônicos, principalmente o celular, para fazer imagens e gravar entrevistas. Com a pandemia, a rotina das redações de jornais sofreram importantes mudanças possibilitando que a fonte tenha grande protagonismo na produção de conteúdo, já que muitas entrevistas hoje são feitas por aplicativos, como o Skype, whatsapp, entre outros.

Nesse sentido, o coordenador do setor de audiovisual da SSP, Sivirino Júnior, mostrou técnicas de captação de som, luz e enquadramento que tornam as imagens mais profissionais e bem mais técnicas.
Ampliação do curso
A próxima etapa do treinamento é ampliar esse conhecimento para o próximo curso de formação de agentes e escrivães da Polícia Civil cujo concurso público acontece no segundo semestre de 2021. “Acreditamos que preparando esses profissionais logo no ingresso deles na instituição conseguimos fazer com que as Políticas de Comunicação da SSP e da PC sejam mais bem aceitas e colocadas em prática”, assegurou os assessores.