Polícia Civil de Sergipe inicia ação de combate à violência contra idosos

Operação Vetus 2 faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

A Superintendência da Polícia Civil de Sergipe, por meio de suas unidades Especializadas de Atendimento a Grupos Vulneráveis e das unidades do interior, deu início, nesta sexta-feira (15), à Operação Vetus 2, de combate à violência contra idosos.

A ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Durante a operação, os profissionais de segurança pública apurarão denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e do disque 181 da Polícia Civil. O trabalho também prevê a instauração e conclusão de inquéritos policiais, visitas a abrigos e residências de vítimas e cumprimento de mandados e medidas protetivas.

Na Capital e Região Metropolitana a ação será coordenada pela Delegacia de Atendimento ao Idoso e Pessoas com deficiência do DAGV de Aracaju.

A violência contra o idoso é crime, inclusive com garantias específicas detalhadas na Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), cabendo a toda a população o devido respeito a este grupo considerado vulnerável, além de também ser um dever a denúncia de desvios de conduta que firam a legislação

Canais para denunciar 

As denúncias podem ser feitas presencialmente nas delegacias de polícia da capital e interior e em instituições parceiras, como Ministério Público. 

As denuncias também podem ser feitas pelo disque denúncia 181 da Polícia Civil ou por meio do Disque 100 nacional. As ligações  são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.

Última atualização: 15 de outubro de 2021 14:20.

Acessar o conteúdo