Delegados sergipanos participam do Curso de Formação de Mediadores de Conflitos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul

Iniciativa é voltada para policiais que atuam nos núcleos do Projeto Acorde

Desde o início desta semana, dez delegados sergipanos participam do Curso de Formação de Mediadores de Conflitos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. As instruções ocorrem no formato EaD e estão sendo acompanhadas pelos profissionais que atuam como mediadores do Projeto Acorde em delegacias da capital e interior de Sergipe.

O curso é promovido pela Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol) e acontece em módulos, com livre acesso. “Há um encontro virtual por semana com os cursistas. Nesse encontro são sanadas as dúvidas de cada módulo. Fundamental para o bom desempenho e a dedicação do aluno, pois ele tem a liberdade de acesso a qualquer hora”, citou a delegada Mariana Amorim, coordenadora do Acorde da PCSE.

O Curso de Formação de Mediadores de Conflitos está na sua 4ª edição, teve início na segunda-feira, 23, e segue até o dia 13 de junho. Esta é a segunda turma de policiais civis de Sergipe que participa da iniciativa.

Acorde

O Acorde consiste na institucionalização da mediação de conflitos nas delegacias metropolitanas de Sergipe como instrumento alternativo de atendimento da demanda de crimes de menor potencial ofensivo. Um dos seus objetivos é possibilitar que conflitos na comunidade sejam pacificados antes que se tornem inquérito policial e, consequentemente, em ações judiciais. 

Para isso, são utilizadas técnicas de mediação de conflitos interpessoais, estabelecendo uma interação entre polícia e comunidade. A ideia é que o projeto resulte em mais prevenção à violência. O Projeto Acorde existe desde 2014, mas o termo de cooperação entre o TJSE e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) foi assinado em 2016. A Polícia Civil tem participado de reuniões com o TJSE, visando a renovação do convênio.

Com informações do TJSE

Última atualização: 27 de maio de 2022 16:06.

Ir para o conteúdo