Polícia Civil implementa plano operacional para o Forró Caju com ponto de atendimento na área dos mercados centrais de Aracaju

DAGV também estará em funcionamento plantonista para o recebimento de ocorrências relacionadas aos públicos vulneráveis

A Polícia Civil divulgou o Plano Operacional de Segurança para o Forró Caju 2024, que acontece na região dos mercados centrais de Aracaju. De acordo com o planejamento, na área do evento estará em funcionamento um ponto de atendimento plantonista da Polícia Civil, voltado para as ocorrências oriundas do evento, que acontece entre os dias 23 e 29, na Praça dos Mercados.

Assim, as ocorrências generalistas registradas na festa serão encaminhadas para o ponto plantonista montado no Mercado Thales Ferraz, com equipes completas, formadas por delegados, agentes e escrivães.

Para atendimento aos registros envolvendo crimes em razão de gênero, raça, cor, crença e orientação sexual, está mantido o funcionamento plantonista do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV).

Em caso de necessidade de apoio ao ponto plantonista situado no Forró Caju, a Central de Flagrantes atuará como unidade retaguarda para a festividade.

Conforme a coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, a Polícia Civil está pronta para atuar em eventuais ocorrências durante o Forró Caju. “Como nos outros anos, a Polícia Civil estará presente dentro do Forró Caju para o registro de ocorrências na festa e de áreas adjacentes”, ressaltou.

Esse plantão no Forró Caju tem por objetivo dar maior celeridade ao atendimento das eventuais ocorrências na área da festa. “O plantão na área da festa está integrado com o planejamento da segurança pública, pois facilita a atuação das demais forças de segurança, permitindo o atendimento das ocorrências no próprio espaço, evitando o deslocamento das equipes para outros locais”, complementou Rosana Freitas.

Apuração

Segundo o planejamento, a Polícia Civil, durante um dos maiores eventos juninos do país, realizará atividades de apuração das infrações penais ocorridas na festividade, com adoção de medidas pertinentes ao registro de ocorrências e lavratura de procedimentos próprios de polícia judiciária.

Para o Forró Caju 2024, a Polícia Civil traz em seu planejamento o protocolo para a resolução de crimes contra turistas e furto de celulares, ocorrências frequentes nesse tipo de festividades.

Coordenação de planejamento

A coordenação geral do plano será feita pelo delegado-geral, Thiago Leandro; pela coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas; e pela coordenadora operacional das delegacias da capital, Nalile Castro.

Última atualização: 20 de junho de 2024 09:51.

Ir para o conteúdo