Polícia Civil reforça importância dos cuidados com a saúde mental com o acolhimento e atendimentos ofertados pelo NAPSS

Atendimento é destinado aos policiais civis da ativa e aposentados e envolve áreas como psicologia, psiquiatria, fisioterapia e nutrição

Diante do Janeiro Branco – mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental -, a Polícia Civil reforça que a instituição conta com o Núcleo de Atendimento Biopsicossocial (NAPSS). Na unidade, os policiais civis da ativa e aposentados têm acolhimento e atendimento em diversas áreas da saúde, inclusive mental, para a melhoria da qualidade de vida dos servidores da instituição.

De acordo com Lilian Gabriele, nutricionista do NAPSS, o Janeiro Branco também é de extrema importância para os servidores da Polícia Civil. “A atividade policial possui condições, inerentes à própria função, que conseguimos caracterizar como desencadeadores de doenças psicológicas, como depressão, ansiedade e doenças degenerativas”, ressaltou.

A atividade policial pode, conforme a psicóloga, gerar estresse crônico, que é justamente um dos fatores responsáveis pelo adoecimento de servidores da segurança pública. “É muito prevalente entre as categorias das forças de segurança pública, sendo aquele estresse que não para e que não tem um fim. Esse estresse crônico é perigoso por ser gatilho para as doenças de cunho psicológico”, reforçou Lilian Gabriele.

Diante disso, Lilian Gabriele faz o apelo para que os policiais civis procurem o NAPSS antes do adoecimento. “Não chegue ao desfecho do adoecimento, pois o tratamento é mais demorado, custoso e penoso. Aos primeiros sintomas de irritabilidade, nervosismo e problemas no sono, procure a nossa ajuda aqui no NAPSS, que estamos de prontidão para o acolhimento e atendimento”, evidenciou.

O contato com o NAPSS pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (79) 98816-6653. “Prontamente, iremos responder e, caso não haja disponibilidade para o atendimento presencial no núcleo ou em clínicas conveniadas, a gente disponibiliza consultas on-line. Estamos aqui disponiveis para atender policiais civis da ativa e aposentados”, orientou Lilian Gabriele, integrante do Núcleo.

Impacto nos servidores da PC

Conforme dados levantados pelo NAPSS da Polícia Civil, entre abril e outubro de 2024, no tocante apenas às consultas nutricionais, foram registradas 49 consultas. Dessas consultas, 19 policiais relataram sentirem-se estressados cronicamente. “É perigoso porque somos vulneráveis a esse estresse crônico por conta das peculiaridades da nossa profissão”, avaliou Lilian Gabriele.

Já em anamnese coletada em formulário, dos 133 policiais civis que entraram em contato com o NAPSS, 20,6% reportaram sintomas de ansiedade e 7,9% indicaram ter sintomas de depressão. “Então, é preciso ter essa consciência de, aos primeiros sinais, que busquem apoio, busquem a ajuda do NAPSS, da Polícia Civil, e do Cirast, da SSP”, orientou a nutricionista do Núcleo.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é o mês de conscientização e promoção da saúde mental e emocional. O objetivo principal desta iniciativa – que integra também a Lei Federal nº 14.556/2023 – é promover a cultura de saúde mental que cause impactos positivos em todos os setores da sociedade. A legislação e a campanha de conscientização também visam criar uma sociedade mais saudável e empática, promovendo o bem-estar emocional e combatendo tabus sobre saúde mental.

Última atualização: 14 de janeiro de 2025 11:03.

Ir para o conteúdo