SSP implanta Núcleo de Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta no estado

Escola de Nossa Senhora do Socorro foi o terceiro local a receber as ações do órgão

Para estimular o protagonismo juvenil e fomentar a cultura de paz entre adolescentes em unidades de ensino, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), por meio da Coordenação Geral de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade, iniciou nesta sexta-feira, 30, a implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta (CNV). O terceiro local a receber a política pública foi o Colégio Estadual Professor Leão Magnum, situado no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro.

A iniciativa colocada em prática, nesta sexta, na escola da Grande Aracaju, tem como objetivo despertar nos jovens o senso de responsabilidade sobre suas escolhas e o comando de suas vidas, utilizando ferramentas de mediação de conflitos e Comunicação Não Violenta. A proposta da Coordenação Geral de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade é que o adolescente possa construir relações mais saudáveis, resolver divergências de forma pacífica, com o uso do diálogo, e disseminar valores como empatia e respeito.

De acordo com a coordenação do projeto, a ação busca oferecer aos jovens meios para uma vida com mais leveza e menos violência, contribuindo para a redução de conflitos no ambiente escolar e comunitário. A estratégia que está sendo disseminada pela SSP inclui oficinas, rodas de conversa e capacitações que trabalham habilidades socioemocionais, autoconhecimento e técnicas de negociação pacífica.

“Queremos empoderar esses jovens, mostrando que eles são agentes transformadores de suas próprias histórias e da sociedade. A mediação de conflitos e a CNV são ferramentas poderosas para uma convivência harmoniosa e para a prevenção da violência”, destacou Abigail Souza, coordenadora de prevenção à violência e à criminalidade da SSP, que integra a equipe responsável pelo evento.

Vale ressaltar que este projeto tem diversos parceiros e hoje o ponto focal e facilitadora é a professora Risonete, coordenadora do Grupo Bandeirantes em Sergipe.  “Este projeto vai viabilizar um novo horizonte para que esses jovens possam se empoderar e perceber que a Cultura de Paz , a autoconfiança e a cooperação sempre serão o melhor caminho no sentido da construção de uma vida repleta de realizações saudáveis”, citou a docente, carinhosamente chamada de “Riso”.

A partir da implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta (CNV), a SSP reforça o seu compromisso com políticas públicas de segurança preventiva, acreditando que investir em educação e diálogo é essencial para a construção de um Sergipe mais seguro e pacífico.

Última atualização: 30 de maio de 2025 15:03.

Acessar o conteúdo