Objetivo é facilitar acesso e organização dos plantões dos delegados e oficiais investigadores nas unidades da instituição em todo o estado

Visando otimizar o sistema de distribuição de escalas de forma on-line, a Polícia Civil de Sergipe lançou a Ferramenta de Apoio às Escalas de Plantões (Faep). A ferramenta integra o sistema Conecta, desenvolvido pelo Núcleo de Modernização e Inovação Tecnológica da Polícia Civil (Numit), e permite o acesso às escalas pela internet, viabilizando a otimização da gestão das escalas pela Delegacia-Geral, a troca de plantões entre servidores e a aceitação da oferta de atuação extraordinária. O lançamento do Faep ocorreu na manhã desta terça-feira (2).

A ferramenta Faep revoluciona a distribuição das escalas e fornece celeridade à confecção e aplicação das escalas extraordinárias nas delegacias e departamentos da Polícia Civil em todo o estado. Com a solução tecnológica, os próprios servidores também podem acompanhar de forma on-line a distribuição das escolas, propor trocas de plantão e aceitar propostas de atuação em escalas extras a serem definidas pela Delegacia-Geral.
A coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, destacou que a ferramenta é mais uma iniciativa do Numit visando a melhoria da atuação operacional da Polícia Civil de Sergipe. “Trazendo também mais informatização para os serviços prestados internamente pela instituição e, principalmente, fornecendo transparência e agilidade na questão dos plantões de serviço extraordinário”, enfatizou.

Rosana Freitas ressaltou ainda que o Faep permite que o servidor participe ainda mais ativamente no processo de delimitação das escalas de seus respectivos plantões nas delegacias e departamentos da instituição. “A ferramenta permite também a interação mais rápida com os gestores das unidades e da gerência da Polícia Civil, tornando o processo mais célere e mais transparente”, acrescentou.
Conforme Julio Oliveira, oficial investigador e um dos criadores do Faep, a ferramenta nasceu há cinco anos objetivando a distribuição mais igualitária dos plantões e, agora, recebeu novos recursos e disponibilização on-line. “A ferramenta foi aprimorada e, com o advento do Conecta, o servidor pode utilizar o Faep para verificar escalas, efetuar repasses de plantões, aceitar ofertas de plantão e também ofertar seus plantões, além de verificar licenças e férias para que não ocorra a escalação no período”, detalhou.
Para a oficial Rosa Luíza, que organiza as escalas de plantões no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), a ferramenta potencializa o acesso a todos os servidores e possibilita o melhor gerenciamento pessoal das escalas extraordinárias. “É uma ferramenta que vem para auxiliar os servidores no gerenciamento de seus plantões, sendo uma forma de auxiliá-los nessa gestão das escalas da Polícia Civil”, evidenciou.
Conecta
Desenvolvido para modernizar os processos internos e integrar as áreas administrativas, a Polícia Civil desenvolveu o sistema Conecta. A ferramenta, implementada pelo Numit, foi criada a partir de diagnósticos acerca das necessidades operacionais e de tecnologia na instituição. Com o novo sistema, a Polícia Civil fortalece ações de gestão de pessoal e o acompanhamento de investigações desencadeadas pelas delegacias e departamentos. O sistema Conecta pode ser acessado por meio do endereço conecta.pc.se.gov.br.