Polícia Civil celebra 136 anos com homenagens a servidores

Solenidade realizada na Acadepol reuniu policiais da ativa e aposentados, para reconhecer trajetórias e reforçar o compromisso com a segurança de Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe realizou nesta sexta-feira, 28, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Aracaju, a solenidade em comemoração aos seus 136 anos de fundação. O evento reuniu autoridades, policiais em atividade e aposentados para celebrar a trajetória da instituição e homenagear profissionais que contribuíram de forma significativa para a segurança pública do estado.

Durante a cerimônia, o delegado Thiago Leandro destacou o simbolismo da data e a necessidade de constante evolução institucional. “Nós somos uma instituição secular de combate ao crime, que traz o bem à sociedade. Nós temos novos desafios, novos crimes a combater e temos que estar sempre aptos a melhorar nossa capacidade de resposta para a sociedade. Gratidão em poder servir ao povo segipano”, afirmou.

O delegado João Batista também ressaltou a importância do encontro, mencionando as atividades realizadas na véspera com crianças e jovens, e valorizando o reconhecimento aos servidores. Para ele, homenagens aos que dedicaram décadas à corporação são fundamentais: “É um dia de alegria, de felicidade, de reencontro com colegas e de homenagear essas pessoas que passaram tantos anos servindo a comunidade”, citou.

Entre os agraciados, o aposentado Adilson Prata destacou o impacto positivo da iniciativa. Segundo ele, ações desse tipo fortalecem o vínculo com quem já deixou o serviço ativo. “Eu acho que foi uma bela iniciativa. Isso levanta a autoestima daqueles que estão afastados”, disse. Ele também ressaltou a importância de encarar a aposentadoria com preparo emocional e agradeceu pelo reconhecimento.

O vice-governador Zezinho Sobral reforçou o papel da Polícia Civil na proteção da sociedade sergipana e celebrou o trabalho desenvolvido pela instituição. “Parabenizo a Polícia Civil sergipana, todos os agentes e delegados, todos aqueles que fazem essa corporação extraordinária, que prestam muitos serviços, que cuidam da nossa sociedade, que tomam conta e transformam Sergipe num Estado muito seguro. Estamos muito felizes, muito agradecidos e reconhecidos por esse trabalho maravilhoso”, declarou.
Ele lembrou ainda da criação do Dia do Policial Civil, instituído por projeto apresentado durante seu período como deputado estadual.

A solenidade também incluiu homenagens a profissionais que se destacaram por suas contribuições à segurança pública, reforçando o compromisso da Polícia Civil com o serviço à população e com a valorização de seus integrantes.

Autoridades presentes

A mesa da solenidade também teve a presença do senador Alesssandro Vieira; da delegada Renata Aboim, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Sergipe; de Victor Barros; coordenador-geral da Perícia de Sergipe, do coronel Fábio, comandante-geral do Corpo de Bombeiros; de Álvaro Bento dos Santos, da Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), além de outras autoridades.

Última atualização: 28 de novembro de 2025 16:48.

Acessar o conteúdo