Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil realiza 55ª Reunião Ordinária na cidade de Gramado (RS)

“Por uma Polícia Judiciária mais forte” é o tema desta edição do encontro que mobiliza representantes da Polícias Civis de todo o Brasil

Nesta quarta-feira, dia 1 de dezembro, o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) iniciou a sua 55ª Reunião Ordinária. O evento ocorre no Hotel Laghetto Stilo Vita, na cidade de Canela – RS, com a participação dos Chefes das Polícias Civis de todo o Brasil. Durante o encontro, que segue até a próxima sexta-feira (3), palestras de diversos temas de interesse das instituições serão apresentadas e debatidas por suas autoridades máximas.

O CONCPC se reúne periodicamente para tratar de temas referentes à atuação das Polícias Civis, visando ao intercâmbio de práticas e experiências para qualificar a investigação criminal. Além dos Conselheiros, participam como convidados das reuniões Ministros de Estado, Ministros de Tribunais Superiores, Governadores, Secretários de Estado, Deputados Federais e Estaduais, dentre outras autoridades, sempre discutindo formas de combater a criminalidade.

As decisões do CONCPC são consubstanciadas em resoluções e tem caráter orientativo para as Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal, que têm a atribuição de investigação criminal e função de Polícia Judiciária civil. O CONCPC também coordena operações nacionais para combater os mais diversos crimes em que a atribuição para investigação é das Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal.

Nesta quarta-feira, as atividades iniciaram com a palestra do Secretário Nacional de Segurança Pública, Cel. Carlos Renato Machado Paim. Em sua fala, o Secretário apontou a necessidade de uma visão empresarial para quem gerencia as instituições policiais brasileiras. Disse, ainda, que é preciso que os gestores busquem investimentos fora de seus Estados, a fim de desonerar os entes públicos.

Na sequência dos debates ocorreu a palestra do Secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Dr. Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo, que discorreu sobre o Projeto Mosaico. Segundo ele, a iniciativa promove a integração operacional em nível nacional, além de capacitações de pessoal e aquisições em prol da Segurança Pública. O Secretário Carrijo salientou a importância da criação de bancos de dados a nível nacional e revelou a intenção de promover cursos por todo o país.

Na sequência dos trabalhos transcorreu a explanação do Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Dr. Luiz Roberto Beggiora. Ele detalhou aspectos atinentes ao perdimento de bens da criminalidade para a utilização na Segurança Pública. Citou exemplos de casos de repercussão em que, por meio de autorização da Justiça, foi possível descapitalizar organizações criminosas.

A manhã do dia inaugural do encontro encerrou com a palestra da Presidente do CONCPC, Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor. Ela salientou a importância de ações nacionais integradas de combate à criminalidade, a exemplo da Operação Voleur, desencadeada neste ano. A Chefe Nadine discorreu, ainda, sobre iniciativas locais da Polícia Civil gaúcha, sempre com o intuito de prestar um bom serviço à sociedade.

Durante boa parte da tarde os conselheiros estiveram envolvidos com deliberações internas e troca de experiências.

Destaque durante a tarde, ainda, para a palestra do Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul e Secretário da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior. Ele detalhou aos conselheiros as experiências gaúchas dos projetos Estaduais RS Seguro e Avançar RS.

As atividades seguem na manhã de quinta-feira, dia 2 de dezembro, quando os Chefes de Polícia e Delegados-Gerais participarão do X Seminário da Polícia Civil gaúcha – 180 anos da Polícia Civil: especialização, inovação e qualificação, na cidade de Canela.

Fonte: CONCPC

Última atualização: 2 de dezembro de 2021 10:47.

Ir para o conteúdo