Iniciativa é direcionada às unidades da PCSE e busca aperfeiçoar os serviços oferecidos à sociedade

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Sergipe divulga nesta quinta-feira, 26, o Plano de Correição Ordinária. A ação, voltada às unidades da polícia judiciária sergipana, visa acompanhar o trabalho delas e realizar correição nos procedimentos penais e administrativos, promovendo o aperfeiçoamento contínuo dos serviços oferecidos à sociedade.
A medida busca zelar pela qualidade e avaliação do serviço policial, fiscalizando e orientando as rotinas administrativas nas unidades policiais e a conduta funcional dos servidores, em linha com o que é estabelecido no artigo 7º, da Lei Federal nº 14.735/2023 (Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis – LONPC).
A correição, no âmbito da Corregedoria-Geral da Polícia Civil, consiste ainda na atividade essencial, permanente e ampla, de orientar, fiscalizar e corrigir irregularidades administrativas e funcionais.
A partir da divulgação do Plano de Correição Ordinária, a Corregedoria estabelece o objetivo, as metas, o cronograma das visitas, os órgãos do Sistema de Correição designados, os recursos materiais e o prazo de conclusão dos trabalhos, para nortear as unidades da PCSE.
As visitas de inspeção às Unidades Policiais de todo Estado serão nos dias e horários estabelecidos em cronogramas trimestrais, divulgados pelos canais institucionais disponíveis (e-mails funcionais, intranet e sites oficiais da PCSE).
O início dos trabalhos será em 15/04/2025 e o término em 19/12/2025. “A atuação correcional, embora fiscalizatória, deve pautar-se por caráter pedagógico e colaborativo, promovendo a melhoria contínua dos serviços e o desenvolvimento institucional”, cita a delegada Carina Rezende, corregedora-geral da PCSE.
“O Plano representa mais do que um instrumento de controle, trata-se de uma ferramenta estratégica de gestão, voltada à promoção da integridade institucional, da eficiência funcional e do compromisso ético com o serviço público”, completou a corregedora.