Delegacia-Geral e Asimusep se reunem para acompanhar e debater demandas das mulheres da Polícia Civil

A reunião ocorreu nesta terça-feira, 11, e tratou dos temas levantados pela associação, que representa os direitos das mulheres da segurança pública

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 11, uma reunião entre o delegado-geral, Thiago Leandro, a coordenadora das delegacias da capital (Copcal), delegada Rosana Freitas, a chefe da Assessoria de Planejamento da SSP,  Alessandra Fabiana, e Svetlâna Barbosa, presidente em exercício da Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep-SE), que representa legalmente os interesses das mulheres da segurança pública.

A reunião teve como objetivo construir ações para contemplar a presença da mulher nos quadros da segurança pública do estado, reunir informações sobre o número oficial de mulheres que compõem a Polícia Civil, entre agentes, escrivães e delegadas; assim como o número de equipamentos de proteção individual (EPI) – coletes balísticos, armamentos, que contemplam as características físicas da mulher e informações sobre a adaptação da estrutura física das unidades no que se refere a alojamentos e banheiros.

A presidente em exercício da Asimusep, Svetlâna Barbosa, ressaltou a importância da reunião entre a instituição e a Polícia Civil. “Levamos algumas demandas para que se possa, dentro dessa perspectiva, trazermos sempre um aspecto de valorização da mulher. Entender que a mulher está integrante dessas unidades e precisa desse olhar atento às suas especificidades”, mencionou. 

Ela complementou citando que também há a proposta de outras ações para contemplar a presença da mulher na segurança pública de Sergipe. “Outro pedido foi de apoio, em proposta que encaminharemos pelo secretário João Eloy, em relação a um comitê intersetorial, entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, para, através desse comitê, recebermos a estrutura de valorização da mulher, recebermos informações do que elas precisam, tudo que concerne à valorização da mulher seria debatido nesse conselho”, reiterou. 

A coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, considerou como positiva a reunião e salientou que a Polícia Civil está comprometida com a valorização crescente das mulheres da segurança pública do estado. “A ideia é estreitarmos os laços e expormos as demandas que elas tem da valorização da profissional feminina no âmbito da segurança pública. Com certeza, haverá um apoio tanto da Delegacia-Geral, quanto das coordenadorias e departamentos para que haja uma somação de esforços, no sentido de dar a valorização que a profissional feminina merece”, ressaltou.

“A Polícia Civil de Sergipe tem uma representatividade muito boa, tanto que temos várias mulheres como diretoras de departamentos e unidades de destaque, postos de gestão e acredito que isso faz toda a diferença”, complementou Rosana Freitas. O delegado-geral, Thiago Leandro, se comprometeu em ajudar os pleitos da Asimusep-SE e informou que responderá, via ofício, no mais curto espaço de tempo possível.


Última atualização: 11 de agosto de 2020 11:58.

Acessar o conteúdo