Josefa Valéria, titular da Deacav/DAGV, é reconhecida pela atuação firme na defesa dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência

A delegada Josefa Valéria, titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas (Deacav), unidade integrante do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil de Sergipe, é uma das mulheres homenageadas na 2ª edição da campanha “Orgulho Negro Feminino: Mulheres que Inspiram”. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) e ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, em Aracaju.
A homenagem acontece no contexto do Julho das Pretas, mês dedicado ao reconhecimento da luta, resistência e contribuição das mulheres negras na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A data marca ainda as comemorações do Dia Estadual da Mulher Negra – Maria Beatriz Nascimento, instituído pela Lei Estadual nº 9.427/2024, e do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Com uma trajetória marcada pela firme atuação no combate à violência contra crianças e adolescentes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, a delegada Josefa Valéria tem se destacado pela condução sensível, técnica e incansável no enfrentamento das múltiplas formas de violência que atingem meninas e meninos sergipanos.
“Receber essa homenagem é uma honra que carrego com um misto de responsabilidade e esperança. Ao longo da minha trajetória, tenho buscado ser uma ponte de acolhimento, escuta e justiça para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ser reconhecida ao lado de tantas mulheres negras inspiradoras reforça que estamos no caminho certo — rompendo barreiras e construindo um futuro mais justo, principalmente para aqueles que mais precisam”, disse a delegada.
Campanha
A campanha “Orgulho Negro Feminino: Mulheres que Inspiram” tem como objetivo reconhecer o protagonismo de mulheres negras que vêm transformando realidades em Sergipe, ressignificando espaços, abrindo caminhos e inspirando futuras gerações com coragem, criatividade e resistência. Além de homenagear personalidades que se destacam em diferentes áreas, a ação busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da equidade racial e de gênero, estimular o orgulho da identidade negra, combater o racismo estrutural e a misoginia racial e fortalecer a rede estadual de proteção às mulheres.
Ao lado da delegada Josefa Valéria, outras mulheres negras – atuantes no serviço público, na iniciativa privada e em frentes diversas – que vêm se destacando pela contribuição histórica, social e cultural em suas comunidades também foram homenageadas na solenidade.










