Delegado da Polícia Civil de Sergipe assina crônica vencedora do Prêmio Flip Humor 2023

Crônica intitulada ‘Os Telefones do Coveiro’ foi escrita pelo delegado Ataíde Alves, diretor do Denarc

A Polícia Civil de Sergipe tem em seus quadros um cronista premiado. Trata-se do delegado Ataíde Alves de Menezes Júnior, diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), vencedor do Prêmio Flip Humor 2023 com a crônica intitulada ‘Os Telefones do Coveiro’, história que se passa no município de Santo Amaro das Brotas.

Ataíde, que já havia participado de outros prêmios, contou que começou a gostar de crônicas quando ainda era criança. O delegado e cronista comentou também que gosta de todos os tipos de histórias que são contadas nas crônicas. “Quanto aos temas, não tenho predileção. Qualquer coisa que me provoque espanto, como dizia Ferreira Gullar”, assinalou.

Quem imaginar que o prêmio foi um devaneio dos jurados, nem imagina que o rapaz tem um vasto histórico literário cujo talento começou a ser reconhecido há cerca de três anos. Em 2021, no primeiro concurso que participou, Ataíde ficou com o 8º lugar no Prêmio Off Flip de Literatura com a crônica ‘Mengele e as Batatas’.


Em 2022, Ataíde Alves, ficou entre os vencedores com a crônica ‘A estrutura das bolhas de sabão’. Em 2023, finalmente, ele chegou ao primeiro lugar. Além de premiados concursos, Ataíde é figura constante em sites renomados e tem vários textos selecionados na página da União Brasileira de Escritores.

Ataíde Alves é pernambucano de Caruaru. Gosta de escrever crônicas nas horas vagas e tem como autor predileto Rubem Braga. Mora há 16 anos em Sergipe é o atual diretor do Denarc e também já atuou em diversas unidades da Polícia Civil no interior do Estado.

Última atualização: 2 de março de 2023 16:47.

Ir para o conteúdo