Policiais civis de todo o país participaram do evento
A Polícia Civil de Sergipe esteve representada na primeira edição do Curso Investigação Policial Aplicada à Busca e Localização de Pessoas, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, no Palácio da Justiça, em Brasília. A iniciativa, que visa formalizar um protocolo nacional de investigação sobre pessoas desaparecidas, teve o delegado Ronaldo Marinho, da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), entre os palestrantes, além da delegada Vanessa Feitosa, da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis de Lagarto, e a escrivã Monique, lotada na Superintendência de Polícia Civil, como participantes.
O curso contou com a presença de 40 profissionais da Polícia Civil, oriundos de 26 unidades federativas, e abordou temas voltados a tornar o processo de busca e localização de pessoas desaparecidas mais rápido e eficiente. Para tanto, foram trabalhados ensinamentos sobre as melhores práticas em todas as etapas do processo da busca e localização de pessoas: do atendimento inicial e coleta de informações às técnicas avançadas de investigação e localização, incluindo as necessidades específicas de grupos vulneráveis e os procedimentos pós-localização.
As temáticas foram expostas por professores de todo o país, entre eles o delegado Ronaldo Marinho. O integrante da polícia civil sergipana, que tem pesquisas na área de políticas públicas de localização de pessoas desaparecidas e livro lançado este ano sobre o tema, falou à plateia no dia 2 de agosto, durante o encerramento do curso, levando ao público informações obtidas durante as suas pesquisas e, inclusive, registradas em seu livro, fruto da pesquisa de pós-doutorado e intitulado de ‘Desaparecimento de Pessoas: Mapeamento das Políticas Públicas de Localização no Brasil’.
De acordo com Ronaldo Marinho, está prevista mais uma edição do curso para 2024, com a participação de outros 40 agentes de segurança pública. Para 2025, o planejamento do MJSP é ministrar outras cinco edições da capacitação. “A previsão é que a gente consiga realizar cursos regionalizados, para capacitar os servidores policiais civis de todos os níveis”, citou o delegado, que, ao final do curso, fez o sorteio de um exemplar do seu livro para o público presente no evento.
Com informações do MJSP