O evento terminou com a entrega da carta que traça diretrizes para a padronização das DHPP’s brasileiras

O DHPP de Sergipe participou do 2° encontro nacional de DHPP’s na cidade Canela (RS), entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2021. Representando a diretora do DHPP, Juliana Alcoforado, foi designado o delegado da 4ª Divisão, Allan Faustino, para participar da formulação da Carta de Canela, que traça diretrizes para a padronização dos DHPPs brasileiros, acompanhar as boas práticas das outras unidades federativas e trocar e obter conhecimentos de ações realizadas na busca pela redução do número de homicídios, assim como na atuação pela elevação da porcentagem de elucidação desses crimes.
O encerramento do evento foi marcado com entrega da “Carta de Canela”, documento que reúne diretrizes e propostas elaboradas durante o encontro e que foi encaminhada à presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, e que também será entregue a todos os governadores de estado, para dar efetividade no combate aos crimes contra a vida.
Segundo a delegada Juliana Alcoforado, só neste ano foram realizadas 245 prisões de homicidas pelo DHPP de Sergipe, de delitos praticados na capital e região metropolitana. A diretora do DHPP também destacou que o evento foi fundamental para a troca de experiências e desenvolvimento de novas estratégias para o combate aos homicídios no país.
“Com a troca de informações e experiências junto aos representantes dos outros DHPPs, foram analisadas as linhas de ação e as boas práticas das outras unidades federativas que obtiveram êxito na redução do número de homicídios, as quais também serão adaptadas à realidade de Sergipe e aplicadas na apuração de tais crimes, com vista a reduzir ainda mais o seu número, elevando os índices de elucidação, que já são altos em comparação ao cenário nacional”, acrescentou.
Carta de Canela
Elaborada durante o encontro, o documento traça estratégias nacionais de padronização da atuação dos DHPPs no Brasil, bem como a definição de atribuições dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa, programa de metas na investigação e elucidação de homicídios, mapeamento regionalizado de organizações criminosas atuantes no país, dentre outros aspectos de segurança pública.
Grupo de ação no nordeste
Foi também criado um grupo de ação regional, integrado por todos os diretores de DHPP’s do Nordeste, onde haverá intensa troca de informações e apoio no cumprimento de mandados de prisão e diligências investigatórias em toda região. O evento contou com o apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.