Iniciativa tem como objetivo solucionar conflitos por meio do diálogo e mediação, sem necessidade de judicialização

O Projeto Acorde, iniciativa da Polícia Civil de Sergipe, contabilizou 598 sessões de mediação entre os meses de janeiro e maio de 2021. No período, foram encaminhados 168 acordos para homologação judicial e 192 acordos extrajudiciais. O projeto também realizou 1.435 atendimentos individuais. O trabalho desenvolvido pelo Projeto Acorde foi feito a partir de 1.703 boletins de ocorrências registrados nas unidades policiais onde a iniciativa da Polícia Civil já é disponibilizada tanto na capital, quanto no interior do estado.
O índice de arquivamento por desinteresse do comunicante foi de 296 casos. Os encaminhamentos para termo circunstanciado de ocorrência totalizam 215 situações. No Projeto Acorde, a mediação não gera um lado vencedor, prezando pelo entendimento entre as partes envolvidas no conflito. A iniciativa possui servidores capacitados que atuam na mediação, utilizando técnicas de comunicação não violenta. A mediação não é obrigatória, mas é a primeira orientação dada para a solução de conflitos na comunidade.
Projeto
O Projeto Acorde foi criado como projeto piloto em 2011, no bairro Santa Maria, e tem como objetivo a mediação e a conversa para a solução pacífica de conflitos na comunidade. A iniciativa está de acordo com as resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o incentivo do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O Projeto Acorde está presente nas 3ª, 4ª, 5ª, 9ª e 11ª Delegacias Metropolitanas, que ficam localizadas na capital e na Região Metropolitana, e também nas delegacias de Estância, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória.