Ação integrada durante à noite desta sexta-feira, 8, agiu de maneira repressiva em ponstos sensíveis com probabilidade de encontrar crianças e adolescentes em situação de risco

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) segue desenvolvendo, em Sergipe, as ações da Operação Caminhos Seguros 2026, mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Como parte das ações de repressão qualificadas da operação, equipes das forças de segurança realizaram, na noite desta sexta-feira (9), fiscalizações integradas nos municípios de Estância, Cristinápolis e Umbaúba. A ação mobilizou dezenas de policiais e teve como foco bares, pousadas e pontos previamente mapeados onde poderiam haver adolescentes em situação de risco. Nenhuma irregularidade foi constatada durante as abordagens.
A edição de 2026, iniciada na segunda-feira (4), conta com um ciclo de palestras e atividades integradas, reunindo a Polícia Civil de Sergipe (PCSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e Coordenadoria Geral de Perícias (COGERP). A proposta é promover uma atuação articulada entre as instituições participantes, abordando o tema sob diferentes perspectivas, desde o acolhimento das vítimas e a investigação criminal até o suporte técnico-científico.
A Coordenadoria Geral de Perícias atua no apoio às ações de conscientização e na produção de provas técnicas, contribuindo para o fortalecimento dos procedimentos investigativos e para a garantia do rigor científico nas apurações.
Como parte da mobilização, a quinta-feira (14) foi definida como o “Dia D” da operação em Sergipe. Na data, as forças de segurança realizarão ações integradas de conscientização e sensibilização da população sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes.
Para a delegada Nalile Castro, coordenadora da operação em Sergipe, a integração entre as forças de segurança fortalece a rede de proteção às vítimas. “A Caminhos Seguros iniciou no nosso estado no dia 4 de maio e desde então várias ações ostensivas e repressivas foram realizadas pelos órgãos de segurança pública em parceria com a PRF. Vários mandados de prisão em aberto foram cumpridos no interior e na capital contra autores de crimes sexuais a crianças e adolescentes. Ações foram realizadas em escolas, palestras, rodas de conversa, levando informação para crianças e professores em diversos municípios”, dstacou
O tenente Vital, do Batalhão de Caatinga da Polícia Militar de Sergipe, destacou a atuação integrada das forças de segurança durante a Operação Caminhos Seguros. Segundo ele, a ação tem como foco intensificar o policiamento e combater crimes contra crianças e adolescentes em diversas regiões do estado. “O objetivo hoje é intensificar o policiamento, focando no combate ao crime contra as crianças e adolescentes. Os municípios hoje que terão prioridade para o policiamento são: Cristinápolis, Umbaúba, Estância e outras cidades da região”, destacou
De acordo com o policial rodoviário, Santos Souza, a instituição já realiza esse trabalho há 19 anos, através da operação Domiduca, que é baseada projeto MAPEAR. “Mapenamos bares, postos de combustível, visando o monitoramento desses crimes de exploração sexual. Isso embasou a operação Domiduca, que hoje se integra a operação Caminho Seguros, visando combater esse tipo de crime nas rodovias federais”
Paralelamente às atividades educativas, também estão sendo executadas ações operacionais em todo o estado, com foco no enfrentamento direto às modalidades criminosas que tenham crianças e adolescentes como vítimas. Ao final da operação, será divulgado um balanço das ações realizadas em Sergipe.











