Mais de 40% do efetivo da Polícia Civil já foi vacinado contra a Covid-19

Em menos de 30 dias desde o início da vacinação, mais de 600 policiais foram vacinados

Mais de 40% do efetivo da Polícia Civil de Sergipe foi vacinado contra a Covid-19 em menos de 30 dias após o início da campanha de imunização dos servidores da instituição. Nesse período, foram imunizados mais de 600 policiais civis da capital e do interior do Estado. O Ministério da Saúde incluiu as forças de segurança pública como grupo prioritário da vacinação contra o novo coronavírus e, prontamente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e as secretarias municipais de saúde, estas dentro dos seus cronogramas, atenderam o pleito da Polícia Civil.

A delegada Nalile Castro, coordenadora operacional das delegacias da capital e coordenadora da vacinação contra a Covid-19 da Superintendência Geral de Polícia Civil (Supci), explicou que a estratégia envolveu, num primeiro momento, a vacinação dos policiais civis com maior possibilidade de contrair o coronavírus por trabalharem na custódia do HUSE, transporte de presos e nas delegacias plantonistas do Estado. “Inicialmente, foram vacinados aqueles policiais que têm um contato maior com o público e com presos. Foram imunizados agentes do posto localizado no Huse, nas plantonistas e na Central de Flagrantes”, detalhou.

Num segundo momento, ainda conforme a delegada Nalile Castro, com o objetivo de avançar na campanha de imunização, o Delegado-Geral, Thiago Leandro, definiu que policiais das mais variadas unidades também fossem imunizados gradativamente “Depois da imunização do primeiro grupo, foram definidas quantidades de policiais por delegacia e demais unidades da Polícia Civil, para que a vacinação chegasse mais rápido a todas os órgãos da instituição”, complementou.


A vacinação segue com estratégias definidas pela SES e também com a utilização de reservas feitas pelas secretarias municipais. “São duas frentes na estratégia de imunização dos servidores da Polícia Civil. Uma dessas frentes é definida semanalmente em reuniões com a SES, onde há a definição do quantitativo de doses que serão aplicadas por forças policiais. A outra frente, diz respeito a parceria com as secretarias municipais de saúde no sentido de fornecer doses de acordo com a disponibilidade dos seus cronogramas, finalizou a delegada Nalile Castro.


O agente de polícia Josival Guimarães, conhecido como Joca, tem 32 anos de atuação na Polícia Civil de Sergipe. Ele atua há 22 anos apenas na 4ª Delegacia Metropolitana (4ª DM), no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, local com alto fluxo de pessoas que procuram atendimento policial e também para onde são conduzidos presos de todo o Estado. O policial foi contaminado com a Covid-19 nos primeiros meses da pandemia, no dia 9 de maio do ano passado. A imunização chegou para ele num momento crítico da disseminação da Covid-19 em todo o país e diante da necessidade da manutenção das atividades policiais. Ele recebeu a primeira dose no drive-thru do Parque da Sementeira, no último dia 12 de abril.

“Temos que admitir que essa vacinação nos trouxe um certo alívio e uma certa tranquilidade, haja vista que essa unidade policial tem uma demanda muito grande. Nós recebemos presos de todo estado de Sergipe e também de outras unidades da federação, onde são cumpridos mandados de prisão e os detidos são recambiados para o estado. A imunização nos tranquiliza um pouco mais, tendo em vista a situação de vulnerabilidade em que nos encontramos. É muito positivo. Houve esse engajamento para que pudéssemos ser vacinados “, contou o policial, que deverá receber a segunda dose do imunizante no próximo dia 3 de maio.

Última atualização: 30 de abril de 2021 13:20.

Ir para o conteúdo