Capela, Laranjeiras, Malhada dos Bois e Propriá tiveram áreas mapeadas e fiscalizadas pela operação

A Polícia Civil de Sergipe participa ao lado da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com foco no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação está sendo realizada em todo o estado entre os dias 30 de abril e 30 de maio. Na noite desta sexta-feira, 9, a operação atuou nos municípios de Propriá, Malhada dos Bois (povoado Cruz da Donzela), Capela e Laranjeiras.
A operação atua em três eixos principais: fiscalização em pontos críticos, ações educativas de prevenção e acolhimento humanizado às vítimas. Além das abordagens realizadas em rodovias e regiões estratégicas, a iniciativa promove palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos em escolas públicas e particulares, sensibilizando estudantes, professores e famílias sobre direitos, formas de prevenção e canais de denúncia como o Disque 100 e Disque Denúncia 181.

Segundo o delegado Fábio Pereira, coordenador operacional das Delegacias do Interior da Polícia Civil, a ação é essencial para proteger a infância e romper o silêncio que ainda cerca muitos casos de abuso. Ele participou das atividades realizadas no município de Laranjeiras.
“A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma realidade silenciosa e cruel. A operação Caminhos Seguros representa um esforço integrado das forças de segurança para enfrentar esse problema com firmeza, mas também com acolhimento. Estar nas escolas, dialogar com a população e mostrar que as instituições estão atentas e comprometidas faz toda a diferença”, destacou o delegado.
A mobilização especial acontece no dia 15 de maio, data em que ocorrem simultaneamente ações educativas e repressivas em diversos estados brasileiros, fortalecendo o compromisso nacional com a proteção da infância e juventude.
Ações educativas
Como parte do eixo educativo da Operação Caminhos Seguros, as forças de segurança e instituições de ensino promoverão duas importantes palestras voltadas à conscientização e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
No dia 15 de maio, será realizada a palestra “Violências Invisíveis: Como Reconhecer, Proteger e Denunciar”, das 8h às 10h, no Colégio Estadual Professor João Costa, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. A atividade é direcionada a alunos e à comunidade local, com o objetivo de sensibilizar sobre formas de violência menos perceptíveis e orientar quanto aos canais de denúncia e medidas de proteção.
Já no dia 20 de maio, das 15h às 17h, ocorrerá a palestra “Você é a Voz: Como Escolas Podem Salvar Infâncias”, no Colégio Estadual 24 de Outubro, no bairro Cidade Nova, também em Aracaju. Essa ação será voltada especificamente aos professores e profissionais da educação, reforçando o papel fundamental das escolas na identificação de sinais de abuso e na promoção de um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes.
Essas ações fazem parte do eixo educativo da Operação Caminhos Seguros, com foco na prevenção e conscientização, envolvendo diretamente a comunidade escolar
