Polícia Civil e Secretaria para as Mulheres promovem capacitação voltada ao uso da Delegacia Virtual da Mulher

O objetivo é instruir a população quanto à utilização da ferramenta

A Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe realizou na manhã desta segunda-feira, 5, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), uma capacitação para que a sociedade aprenda como acessar e usar os serviços disponibilizados na Delegacia Virtual da Mulher, visando instruir e esclarecer dúvidas sobre como realizar boletins de ocorrência e fazer pedidos de medida protetiva de urgência. A iniciativa é voltada à população de um modo geral, faz parte da segunda fase do projeto Rompa o Ciclo e tem o objetivo de atingir o máximo possível de mulheres, tanto da capital como do interior.

A diretora de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da Secretaria, delegada Ana Carolina Machado Jorge, está à frente do projeto, levando informação sobre o uso da ferramenta. “A Delegacia Virtual da Mulher está sendo ensinada para todas as pessoas que queiram aprender a manejar esse recurso, então, não precisa ser policial para acessar, qualquer pessoa pode fazer uso. A importância dessa ferramenta é possibilitar que a pessoa faça o boletim de ocorrência em qualquer lugar, não precisa se dirigir a uma delegacia. Após a realização do B.O, a equipe entra em contato, passa algumas informações e depois a medida protetiva de urgência é enviada ao Judiciário, que tem concedido essas medidas em menos de 24h”, explica.

A Delegacia Virtual da Mulher já está disponível para toda a população no endereço eletrônico https://portalcidadao.ssp.se.gov.br/DelegaciaVirtual e, desde o início da implementação do projeto, 50 casos já foram atendidos em Sergipe, atingindo inclusive 17 municípios do estado. A atual fase da ação visa amplificar o protocolo de atendimento, com o intuito de atingir uma gama de mulheres, no interior e na capital do estado.

A capacitação para acesso à Delegacia Virtual da Mulher, que ocorrerá em outras duas edições no decorrer do mês, é uma das ações que está inserida na campanha Rompa o Ciclo, que ocorre durante todo esse mês de agosto, para combater a violência contra a mulher, assim como a “Operação Shamar”, que é uma operação nacional conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tendo como objetivo trabalhar, não só a prevenção, como a repressão aos crimes de violência doméstica e familiar.Os interessados em participar da iniciativa deve procurar a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe.

Segundo o escrivão Marcos Antônio, que atua na capacitação, um dos grandes desafios segue sendo a falta de inclusão digital. Como o crime contra a mulher atinge um público muito diverso, existe a possibilidade de algumas mulheres não saberem acessar o Gov.br, um dos passos necessários para acessar a Delegacia Virtual. Por isso, a segunda fase do projeto também tem o objetivo de instruir ONGs, associações, instituições e pessoas no geral, que possam ajudar essas mulheres.

Última atualização: 7 de agosto de 2024 07:46.

Acessar o conteúdo