Polícia Civil integra II Curso de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos em João Pessoa

Durante o evento foram apresentadas estratégias para a identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de ativos relacionados a atividades ilícitas

Nesta quinta-feira ,8, a Polícia Federal concluiu o II Curso de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIRA), em João Pessoa. O evento foi organizado pela Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheiro em parceria com a Rede Nacional de Recuperação de Ativos (RECUPERA), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Durante duas semanas, policiais federais e civis de diversos estados participaram de um intenso programa de capacitação. O delegado Ruidney Nunes, da Delegacia Regional de Propriá, participou do curso.
O encerramento foi marcado por um workshop em que os participantes, divididos em grupos, realizaram o estudo e análise de um caso simulado. Ao final, foram apresentadas estratégias para a identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de ativos relacionados a atividades ilícitas.
O curso contou com a participação de chefes de Grupos Regionais de Recuperação de Ativos e Lavagem de Dinheiro da Polícia Federal, além de policiais civis dos estados da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Paraná.
Sergipe assinou o termo de cooperação com a Rede RECUPERA durante esta semana. A RECUPERA é uma iniciativa do MJSP que visa padronizar procedimentos e incentivar a criação de núcleos estaduais dedicados à recuperação de ativos oriundos do crime organizado.
Segundo o delegado Ruidney Nunes, a participação no curso destaca a importância da investigação financeira e da recuperação de ativos como ferramentas essenciais no combate ao crime organizado. “Reforça o compromisso dos estados em aprimorar suas estratégias nessa área”, concluiu.

Última atualização: 8 de agosto de 2024 16:06.

Acessar o conteúdo