Polícia Civil participa de seminário promovido pelo MPSE

A iniciativa abordou os temas Direito das Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos

A Polícia Civil de Sergipe participou do II Seminário sobre Direito das Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos nesta segunda-feira, 29, no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede do Ministério Público de Sergipe, na capital. O evento foi promovido por meio da Escola Superior (ESMP) e da Coordenadoria de Apoio às Vítimas (COAVIT) do MPSE.

A delegada Rosana Freitas, coordenadora das Delegacias da Capital esteve no evento, representando o diretor-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro. Vários coordenadores de departamentos da capital também estiveram presentes no seminário. A edição de 2025 teve como tema “O Novo Paradigma Penal Pró-Vítima: Escuta, Proteção e Ação Integrada” e reuniu especialistas do sistema de justiça, da psicologia e da sociedade civil para refletir sobre avanços institucionais, desafios e experiências voltadas ao fortalecimento dos direitos das vítimas.

A programação contou com a fala do promotor de Justiça Rogério Ferreira da Silva, seguida da promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Ana Tereza Giacomini, que ministrou a palestra “O Ministério Público e o Novo Paradigma Penal: do discurso à efetivação dos direitos das vítimas”, destacando os avanços normativos e a necessidade de consolidar práticas efetivas de proteção.

Ainda pela manhã, o professor e psicólogo Jean Von Honhendorff abordou o tema “Acolhimento culturalmente sensível a sobreviventes de violência”, trazendo reflexões sobre a escuta empática e humanizada no atendimento às vítimas. A programação teve a participação de Mirtes Renata, mãe do menino Miguel Otávio, que apresentou a palestra “Quando a dor se torna voz: o direito das vítimas sob a perspectiva de quem viveu a perda”.

O II Seminário sobre Direito das Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos segue até a tarde desta segunda, com o treinamento “Escuta Protegida em Rede: linguagem de proteção, acolhimento de revelações espontâneas e encaminhamentos seguros”, voltado para diversos públicos.

Última atualização: 29 de setembro de 2025 16:30.

Ir para o conteúdo