Policiais da unidade destacaram situações que configuram violência contra o idoso e a atuação da segurança pública

A Delegacia Especial de Atendimento a Idosos e Pessoas com Deficiência (DEAIPD), vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil, realizou na manhã do último dia 26 uma palestra voltada aos alunos do 4º período do curso de Direito do Centro Universitário UniPio, em Aracaju. O encontro também contou com a participação de docentes da instituição.
Com o tema ‘A proteção jurídica da pessoa idosa em situação de abandono afetivo e material: medidas previstas no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), a atuação da rede de apoio e o papel dos órgãos de defesa’, a atividade foi conduzida pelos oficiais investigadores lotados na DEAIPD, Ivan Calasans e Gilbran Vinicius.
Durante a palestra, os policiais destacaram a importância de compreender o abandono afetivo e material como formas de violência contra a pessoa idosa, explicando os mecanismos legais de proteção previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Também foram apresentadas as medidas que podem ser adotadas pelas autoridades competentes e o papel da rede de apoio na prevenção e no enfrentamento desses casos.
DEAIPD
A DEAIPD é a unidade especializada da Polícia Civil voltada para a investigação e o atendimento humanizado a casos que envolvem violações de direitos contra idosos e pessoas com deficiência.
Entre as demandas mais recorrentes estão situações de violência patrimonial, física, psicológica, abandono material e negligência. O trabalho é desenvolvido de forma integrada com órgãos de proteção e a rede socioassistencial, com foco na responsabilização dos autores e na garantia de direitos das vítimas.