Polícia Civil realiza palestra em Lagarto sobre proteção à pessoa idosa durante a Operação Virtude

Ação educativa foi realizada nesta quinta-feira (16) e reuniu a comunidade para diálogo e aprendizado sobre cuidados e prevenção à violência

Como parte do eixo educativo e de conscientização da Operação Virtude 2025, a Polícia Civil de Sergipe promoveu, nesta quinta-feira (16), a palestra “Proteção na Melhor Idade”, no auditório do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto. O encontro reuniu idosos, adultos e jovens em um momento de diálogo e aprendizado sobre autocuidado, prevenção a golpes e canais de denúncia de crimes contra pessoas idosas.

A atividade foi conduzida pelas delegadas Lorena Rocha, da Delegacia de Atendimento à Mulher e Demais Grupos Vulneráveis (DEAGV) de Nossa Senhora do Socorro, e Vanessa Feitosa, da DEAGV de Lagarto.

As palestrantes abordaram situações comuns de violência física, psicológica, patrimonial e negligência, destacando também as principais formas de identificar e denunciar abusos contra idosos, além de orientar sobre boas práticas de segurança e cidadania.

Durante a palestra, as delegadas enfatizaram que a informação é uma das ferramentas mais eficazes no enfrentamento à violência. “A conscientização da sociedade é essencial para que possamos proteger nossos idosos e fortalecer o respeito intergeracional”, ressaltou Lorena Rocha.

Já Vanessa Feitosa destacou a importância de ampliar o alcance da Operação Virtude no interior do estado. “Essas ações educativas aproximam a Polícia Civil da comunidade e contribuem para a prevenção de crimes, especialmente os golpes financeiros e as situações de abuso dentro do ambiente familiar”, afirmou.

Operação Virtude

A Operação Virtude 2025, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) tem como foco o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, combinando ações de repressão, fiscalização e conscientização. A iniciativa busca garantir que o envelhecimento ocorra com dignidade, segurança e respeito, reforçando o papel da população na denúncia e prevenção de abusos.

A SSP reforça que denúncias de violência contra idosos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181, com total garantia de sigilo.

Última atualização: 17 de outubro de 2025 11:40.

Ir para o conteúdo