Polícia Civil realiza reunião para definição do esquema de segurança para Parada Gay 2024

Representantes da organização do evento estiveram na Delegacia-Geral, nesta quarta-feira, 17

Em reunião nesta quarta-feira, 17, a Polícia Civil definiu o planejamento operacional para a segurança pública da Parada LGBT, que acontece no próximo dia 11 de agosto, na Orla de Atalaia, na Zona Sul de Aracaju. O público estimado para o evento é de 150 mil pessoas. A reunião contou com representantes da instituição e de entidades ligadas aos direitos LGBTQIA+, na Delegacia-Geral.

Participaram da reunião o delegado-geral, Thiago Leandro; a coordenadora operacional das delegacias da capital, Nalile Castro; a representante da Astra, Thatiane Araújo; a representante da Mães pela Diversidade, Alessandra Tavares; e o coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBT+ da SSP, Helenilton Dantas.

Conforme a delegada Nalile Castro, coordenadora operacional das delegacias da capital, a Detur estará atuando de forma plantonista para atender eventuais ocorrências durante a Parada LGBT. “O plantão terá início ao meio-dia e seguirá até meia-noite. É um horário maior para fazermos a cobertura completa da área do evento”, explicou.

“Além dessa atuação plantonista na Detur, teremos também uma atuação na região da Cinelândia, onde estará instalado o ônibus da Polícia Civil com profissionais da segurança pública e de outros órgãos recebendo a população”, acrescentou a coordenadora das delegacias da Polícia Civil na capital.

Centro de Referência

No tocante aos serviços da segurança pública, o evento também contará com a presença do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ da SSP. “Vamos estar com equipe completa e traremos todas informações sobre o serviço, desde o atendimento social e psicológico até a questão de documentação”, explicou Helilton Dantas, coordenador.

“O Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ é uma estrutura da segurança pública, e nós estamos trabalhando sempre em consonância com o que diz respeito ao atendimento à população LGBTQIA+”, acrescentou Helenilton Dantas.

Importância da reunião

Para Thatiane Araújo, da Astra, a reunião é importante para a segurança da Parada LGBT. “É sempre importante vir aqui pois sabemos da atenção da segurança pública. Fica mais fácil a gente pactuar que toda estrutura esteja reunida, todos pactuados de forma integrada para o objetivo da parada, que é um movimento que tem uma importância muito grande em prol de uma reivindicação alegre”, concluiu.

Última atualização: 17 de julho de 2024 10:49.

Acessar o conteúdo