Polícia Civil aponta redução de 60% no número de ocorrências no Pré-Caju 2025

Uso de tecnologia contribuiu para a queda no número de furtos e boletins registrados durante o evento. Em 2024, o Pré-Caju registrou mais de 500 boletins de ocorrência; este ano, foram pouco mais de 200.

A Polícia Civil de Sergipe avaliou como positiva o Pré-Caju 2025, realizado neste fim de semana na Orla de Atalaia, em Aracaju. A instituição trabalhou em duas frentes principais: a Delegacia de Turismo (Detur), responsável pela lavratura de procedimentos e investigações prévias e durante o evento, e o Centro de Comando e Controle.

A instalação do centro permitiu o aprimoramento das ações de investigação em tempo real, contribuindo diretamente para a realização de sete prisões — quatro por cumprimento de mandado e três em flagrante por furto de celulares. Segundo a coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas, o uso do assistente virtual “PC” foi determinante para agilizar o trabalho que estava sendo desenvolvido pelas equipes de investigação comandadas pela Detur.

“A ferramenta tecnológica foi essencial para uma atuação ainda mais rápida dos investigadores em campo. Agradecemos à população que confiou na Polícia Civil e utilizou o sistema para informar a localização dos aparelhos subtraídos, permitindo a pronta resposta das equipes”, destacou Rosana.

Os resultados refletiram na redução significativa das ocorrências. Em 2024, o Pré-Caju registrou mais de 500 boletins de ocorrência; este ano, foram pouco mais de 200, ou seja, 60% de redução. No ano passado, mais de 400 celulares foram furtados; em 2025, o número caiu para 151. A quantidade de veículos subtraídos também apresentou queda: de cinco para apenas um.

O trabalho envolveu um efetivo de 249 servidores, entre delegados e oficiais investigadores. Durante todo o evento, o Centro de Comando, instalado no Núcleo de Inovação e Modernização Tecnológica da Polícia Civil (Numit), integrou equipes de diversas unidades, entre elas a Delegacia de Turismo (Detur), responsável pelas investigações, a Divisão de Inteligência (Dipol) e Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon).

De acordo com a delegada Rosana Freitas, os números demonstram o empenho coletivo: “Eles evidenciam o trabalho positivo de todas as equipes que atuaram em conjunto com as forças de segurança. O compromisso de cada servidor foi fundamental para garantir um Pré-Caju mais seguro e tranquilo para a população”.

A atuação integrada e o reforço tecnológico consolidam o modelo empregado pela Polícia Civil como referência para grandes eventos no estado.

Última atualização: 17 de novembro de 2025 19:32.

Acessar o conteúdo