Caso podem ser registrados em delegacias locais ou no DAGV imediatamente após o desaparecimento

Desaparecimentos de crianças e adolescentes podem ocorrer por diversos fatores que envolvem situações voluntárias e ocorrências que envolvem ações praticadas por outras pessoas. Mas, para a rápida localização, é fundamental a comunicação à Polícia Civil, que é responsável pelas investigações e buscas de crianças e adolescentes.
Em Aracaju, além das delegacias locais, há também a Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). Na Região Metropolitana e no interior do estado, as delegacias municipais e regionais também podem ser acionadas.
O delegado Ronaldo Marinho, da Deacav, ressaltou que a primeira medida a ser tomada ao notar o desaparecimento de uma criança ou adolescente é a procura por ajuda. “É preciso comunicar de forma imediata à delegacia mais próxima de sua casa ou no DAGV. Quanto mais rápido, mais fácil é encontrar a criança ou adolescente”, ressaltou.
Conforme o delegado, as pessoas podem já procurar a delegacia assim que identificarem que a criança ou o adolescente não está em um dos locais nos quais deveria estar naquele momento. “Nesse mesmo horário você deve procurar ajuda, pois é necessário fazer diligências imediatas para encontrá-los”, enfatizou.
Inclusive, há diversas situações que envolvem o desaparecimento de crianças e adolescentes. “Temos situações de crianças e adolescentes que foram impedidas de brincar, de ir para casa de um colega. Há também fatos em que o motivo aparente pode esconder situações como bullyng e abuso sexual”, alertou.
E para a rápida localização dessas crianças e adolescentes, logo após a comunicação, a Polícia Civil inicia as diligências para localizá-los. “Com procedências imediatas como estabelece a lei e com prioridade absoluta, pois essa criança ou adolescente pode estar correndo perigo, e nós temos a função de protegê-los”, reiterou.
A Polícia Civil realiza as diligências buscando informações com a família, escola e amigos. “Por isso, é preciso informações como foto da pessoa, telefone celular que utilizava, Instagram, Twitter. Tudo para que a gente possa ter elementos de busca e pesquisa para encontrar esses jovens”, orientou o delegado.
Unidade especializada
A Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), fica localizada na rua Itabaiana, 258, no bairro São José, em Aracaju. O telefone do DAGV é o (79) 3205-9400.