Sergipe participa do I Encontro Nacional de Gestores de Estatística de Segurança Pública, do MJSP

Evento tem o objetivo de reforçar a importância da produção e compartilhamento de dados para o fortalecimento da segurança pública no país

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) esteve participando do I Encontro Nacional de Gestores de Estatística de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Florianópolis (SC). O estado de Sergipe foi representado pelo coordenador da Estatística Criminal (CEACrim), Sidney Teles, e pelo integrante da Divisão de Inteligência (Dipol), Maicon Reis. O encontro aconteceu entre a quarta-feira (8) e a sexta-feira (10).

“O encontro nacional de gestores de seugrança pública é extremamente importante, porque é um momento que nós gestores temos de aprimorar nossas práticas para melhorar a segurança pública”. Nesse encontro temos particiapções de outros países, em outros locais, e poder levar para nossos estados.

A ação, organizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem como objetivo reforçar a importância da produção e compartilhamento de dados como forma de combate e prevenção de crimes.

Profissionais da área que trabalham diretamente com as estatísticas criminais nos estados participaram de apresentações feitas por representantes do Brasil e de países como México, Chile, Inglaterra e Argentina, que mostraram metodologias e boas práticas existentes no contexto da produção e da análise relacionadas à segurança pública. 

Além disso, técnicos do MJSP apresentaram ferramentas de gestão e integração disponibilizadas pela pasta, e como elas auxiliam os profissionais de segurança pública no combate à criminalidade em todo o país.

O coordenador da CEACrim, Sidney Teles, destacou que o evento é fundamental para o aprimoramento da segurança pública. “Me sinto lisonjeado, como policial civil ouvindo palestras e vendo experiências internacionais de segurança pública de outros estados, de outros países, para que possamos levar para Sergipe, implementar e melhorar a segurança pública do nosso estado”, mencionou.

Nessa etapa, foram abordadas ainda temáticas sobre a gestão de dados em segurança pública, observatórios, pesquisas, bem como a importância do compartilhamento de informações para a proposição de políticas públicas no âmbito da segurança pública do país.

Com informações de MJSP

Última atualização: 10 de dezembro de 2021 15:43.

Acessar o conteúdo