Sergipe tem maior índice de elucidação de homicídios do Nordeste, aponta levantamento do Instituto Sou da Paz

Desempenho supera médias internacionais e coloca o estado entre os seis com melhor índice de resolução de homicídios no Brasil

Sergipe é o estado com maior índice de resolução de homicídios do Nordeste e o sexto do país, segundo a pesquisa ‘Onde mora a impunidade?’, divulgada na última segunda-feira (6) pelo Instituto Sou da Paz. O levantamento mostra que 64% dos homicídios dolosos ocorridos no estado em 2023 foram esclarecidos até o final de 2024, ou seja, tiveram pelo menos um autor denunciado ao Ministério Público. O desempenho supera os indicadores internacionais, segundo o Estudo Global sobre Homicídios da Organização das Nações Unidas (ONU), que aponta taxa média de resolução de 63% no mundo e 43% nas Américas.

Para alcançar esse resultado, a SSP e a Polícia Civil reforçaram a estrutura do DHPP, com equipes de local de crime que realizam procedimentos cruciais para a elucidação dos homicídios, conforme destacou a diretora da unidade, delegada Juliana Alcoforado. “Já há bastante tempo, o DHPP vem, desde o local de crime, executando todas as diligências necessárias para que os homicídios sejam esclarecidos. Nossas equipes vão imediatamente até o local onde o fato aconteceu e começam, desde já, a coleta de informações, dados sobre testemunhas, a ocorrência por completo, captação de imagens, identificação de possíveis autores e, inclusive, a tentativa de efetuar a localização do autor em flagrante”, explicou.

Todos esses procedimentos de local de crime necessários à elucidação de homicídios são realizados a qualquer momento, inclusive em regime de plantão. “Existe aqui no DHPP um plantão em caráter ininterrupto. São 24 horas por dia, 365 dias por ano, inclusive nos feriados — nós estamos aqui em pleno funcionamento. Haverá sempre uma equipe à disposição da sociedade para que qualquer crime contra a vida tenha uma resposta imediata. São equipes muito dedicadas, exige muito dos profissionais, mas nós temos certeza de que os resultados desse esforço coletivo estão sendo colhidos”, destacou Juliana Alcoforado.

Em conjunto com a atuação do DHPP, a integração entre as forças de segurança também é apontada por Juliana Alcoforado como fator crucial para o marco de estado do Nordeste com maior elucidação de homicídios. “Nós temos uma troca de informações constante com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal, e nossa inteligência policial está sempre à disposição do DHPP, nos fornecendo toda a sorte de informações que precisamos”, enfatizou a diretora do DHPP.

Violência no Brasil

O estudo elaborado pelo Instituto Sou da Paz também destaca que, nos últimos nove anos, o Brasil registrou média anual de 41 mil assassinatos, mas apenas em um a cada três casos o autor foi identificado e denunciado. Dados do Atlas da Violência 2024 mostram que, em 2023, foram 45.747 homicídios no país, o equivalente a mais de cinco mortes por hora.

A pesquisa ‘Onde mora a impunidade?’ analisou dados de 16 estados e do Distrito Federal, com informações obtidas junto aos Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça. Outros dez estados ficaram de fora do mapeamento construído pelo Instituto Sou da Paz por não enviarem dados completos ou por não informarem as datas dos crimes.

Entre os estados com maior índice de resolução, o Distrito Federal lidera com 96%, seguido por Rondônia (92%), Paraná (72%), Mato Grosso (71%) e Santa Catarina (65%). Logo depois aparece Sergipe, com 64%, à frente de Espírito Santo (58%) e Acre (51%). No outro extremo, a Bahia apresentou o pior desempenho, com apenas 13% dos homicídios resolvidos, acompanhada de Rio de Janeiro e Piauí (23%) e Pernambuco (30%). Os dados também são do Instituto Sou da Paz.

Última atualização: 10 de outubro de 2025 16:07.

Ir para o conteúdo