Unidade passará por obras de ampliação com investimento superior a R$ 918 mil

Nesta terça-feira (26), o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, assinou a ordem de serviço para a construção da nova Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA). A unidade passará por um amplo processo de reforma e ampliação, com o objetivo de oferecer uma estrutura mais moderna e adequada para o atendimento especializado. A obra, orçada em R$ 918.239,68, será realizada a partir do contrato nº 06/2025.
O projeto contempla uma área total de 903,64 m², sendo 657,91 m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos. No térreo, a estrutura contará com recepção, salas de delegados com banheiros, cartórios, celas, sala de identificação, áreas de circulação, pátio descoberto, alojamentos masculino e feminino, banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD), além de elevador, sala de registro de ocorrências e escada de acesso.
Já no pavimento superior, o espaço será composto por sala de estar, áreas de circulação, salas de delegado e de cartório com banheiros, arquivo, salas de reuniões, copa com dispensa, área de ventilação, sala de rack, setor de custódia de materiais apreendidos e sala do chefe de custódia, além de banheiros sociais e adaptados para PCD.
Com essa intervenção, a DEPCA terá sua capacidade de atendimento ampliada, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores e um acolhimento mais humanizado para crianças e adolescentes que buscam apoio da unidade.
Para o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, a nova DEPCA irá trazer mais dignidade tanto aos policiais quanto aos adolescentes apreendidos nas ações desenvolvidas pela unidade policial. “Então, demos a ordem de serviço para início das obras, que, inclusive, o empresário responsável pela obra se comprometeu a iniciá-la já nesta quarta-feira (27). É mais um passo para a valorização profissional dos policiais civis que atuam na DEPCA”, evidenciou.
A diretora de engenharia e arquitetura da SSP, Rosiane Moura, ressaltou que a obra visa a melhoria do ambiente de trabalho dos policiais. “Justamente visando dar mais qualidade à estrutura, já que é um prédio que foi reformado pela última vez em 2006. Então, vamos reestruturá-la, também com o objetivo de que as pessoas que frequentam a unidade possam ter um ambiente com melhores condições”, concluiu.

