SSP conclui mais uma turma do curso de Comunicação Não Violenta

Turma foi composta por integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Coordenação de Prevenção à Violência e à Criminalidade (CGPSVC), divulgou nesta quarta-feira, 3, que concluiu mais uma turma do curso de Comunicação Não Violenta. A formação, encerrada na quinta-feira, 27 de novembro, ocorreu no Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (Cirast), na capital.

A ação teve enfoque especial no Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher e foi direcionada aos operadores de Segurança Pública de Sergipe, incluindo integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica. Durante as sessões, conduzidas pelo  facilitador Thyago Avelino – doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, mestre em Direitos Humanos e possui formação internacional em Comunicação Não-Violenta -, os participantes puderam compreender não apenas a teoria, mas, sobretudo, a aplicação prática da CNV no contexto sensível e complexo da violência doméstica. 

A capacitação buscou fortalecer as habilidades de comunicação empática, escuta ativa e resolução pacífica de conflitos, aspectos fundamentais para o trabalho diário desses profissionais na linha de frente da segurança pública. “Os encontros foram extremamente proveitosos e marcantes, proporcionando uma rica oportunidade para apresentar e aprofundar o conhecimento sobre essa ferramenta poderosa que é a Comunicação Não Violenta”, citou a oficial investigadora e coordenadora de Prevenção à Violência e à Criminalidade da SSP, Abigail Souza.

O impacto desse aprendizado reflete diretamente na qualidade do atendimento às vítimas, na humanização das ações e na promoção de um ambiente mais respeitoso e colaborativo, tanto dentro das instituições quanto na comunidade. “Este curso reafirma o compromisso com a formação continuada e o desenvolvimento de práticas que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e livre de violência”, completou Abigail.

Última atualização: 3 de dezembro de 2025 15:37.

Acessar o conteúdo