O evento foi ministrado pelo oficial investigador de polícia, Marcos Antônio

O oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Antônio, ministrou palestra nesta segunda-feira, 19, para divulgar o projeto de atendimento a mulheres vítimas de violência, via Delegacia Virtual, para os alunos do mestrado de Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (Unit). A ação tem o objetivo de instruir os participantes sobre o encaminhamento dos casos aos diversos órgãos da rede de proteção.
O projeto conta com o canal de atendimento às mulheres, realizado por meio da Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br), portal conveniado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), utilizado desde 2021 pela população sergipana para o registro de diferentes crimes, como desaparecimentos, perda de documentos/objetos e acidentes de trânsito sem vítimas.
Com a utilização do novo protocolo de atendimento virtual, a Polícia Civil disponibiliza uma equipe policial especializada para que, após o registro do boletim de ocorrência pela Delegacia Virtual, as vítimas passem por um protocolo seguro de atendimento inteiramente online, de forma orientada, simples e acessível. Após a equipe levantar todos os fatos, o requerimento da medida protetiva será encaminhado ao Poder Judiciário com todas as informações colhidas e, ao mesmo tempo, será enviado à delegacia de polícia responsável por investigar o caso.
Dessa forma, a partir do momento em que a medida protetiva é analisada e deferida pelo Judiciário, após as partes envolvidas serem cientificadas, qualquer descumprimento de uma das medidas protetivas concedidas poderá acarretar a decretação da prisão preventiva do acusado ou a própria vítima poderá acionar os serviços de emergência da Polícia Militar (190) para a prisão imediata em flagrante.





